Teste para universitários: qual seu perfil corporativo?

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A Across desenvolveu um teste para que os universitários avaliem qual o ambiente corporativo que mais se encaixa ao seu perfil profissional e pessoal. Qual a cultura empresarial que mais se adapta às suas expectativas?

Serão apresentadas 10 situações do dia a dia de uma organização e você deverá selecionar a alternativa que mais se assemelha com a sua decisão. Não existem respostas certas ou erradas, o importante será identificar a sua postura diante de cada situação.

Para um resultado fiel, é importante escolher as alternativas que mais tenham a ver com você, para que se obtenha o melhor resultado.  No final do questionário você encontra uma tabela para contabilizar sua pontuação e chegar ao perfil da empresa que mais se enquadra com suas preferências, por meio dos pontos que você valoriza dentro dos seguintes temas: Foco no Resultado, Trabalho em Equipe, Foco no Cliente, Comunicação, Liderança, e Criatividade / Inovação.

 

1 – Seu grupo na faculdade ficou responsável por desenvolver um projeto cujo objetivo é angariar fundos para uma ONG. Nesse caso você:

A – Coloca a sua criatividade em prática e pensa quais inovações são necessárias para que o projeto contemple ações que ninguém tenha pensado, afinal, seu maior objetivo é fazer algo diferente e surpreender a todos.

B – Analisar o projeto com cautela e identificar quais ações serão exigidas do grupo para que os resultados sejam alcançados, afinal, você quer que todos os objetivos do projeto sejam atingidos.

C – Entender como esse projeto irá ajudar os beneficiários da ONG, quais são as necessidades deles e quais são as ações mais urgentes a serem realizadas e que mudaria a vida de cada um, afinal, o mais importante é que arrecadar o valor necessário para ajudá-los.

 

2 – Como você preferiria ser reconhecido pelos seus colegas de trabalho?

A – O líder, a pessoa que toma decisão e tem uma postura ativa.

B – O colaborativo, a pessoa que trabalha muito bem em equipe.

C – O comunicador, a pessoa que sabe se comunicar de uma forma objetiva e clara.

 

3 – Seu melhor amigo está fazendo aniversário e, após 10 anos de amizade, sua preocupação é?

A – Comprar o presente que ele já falou que iria gostar de ganhar, assim, você atende as expectativas dele.

B – Pedir ajuda para outro amigo que vocês têm em comum, como duas cabeças pensam melhor do que uma, ele pode sugerir o presente ideal.

C – Pesquisar na internet algo bem criativo para presenteá-lo, pois não quer dar nada que ele possa comprar em qualquer lugar.

 

4- O trabalho final do semestre deverá ter uma apresentação em grupo para os coordenadores do seu curso. Nesse caso você:

A – Se torna líder do grupo e cuida da divisão das tarefas e do papel que cada um deve ter para o desenvolvimento do trabalho.

B – Já é escalado pelo grupo a ficar responsável pela maior parte das falas na apresentação, pois você se comunica muito bem.

C – Se concentra com os objetivos desse trabalho, buscando as referências que vão ajudá-los a atingir o resultado da entrega.

 

5 – Você foi convidado a participar do grupo de organizadores da festa anual da faculdade. Esse convite se deu, pois você:

A- Sempre tem ideias criativas e isso ajudará com a escolha do tema e itens da festa.

B- Trabalha bem em equipe e ajudará com todas as tarefas a serem realizadas, apoiando sempre o grupo.

C- Vai divulgar a festa na rádio da escola, nos grupos de alunos e até nas salas dos professores.

 

6 – Você resolveu se unir a um grupo de amigos para que juntos possam desenvolver um projeto de cunho social. Sua ação no projeto é:

A – Definir o objetivo do projeto e priorizar as ações que devem ser realizadas.

B – Identificar qual deve ser o público-alvo desse projeto, para entender quem mais precisa de ajuda.

C – Mobilizar mais pessoas para participarem do projeto.

 

7 – Se você fosse criar algum novo produto, qual seria sua ação?

A – Convidar alguns colegas para criarem esse novo produto em parceria com você.

B – Entender as necessidades dos consumidores e clientes e pensar em um produto que as superasse.

C – Marcar uma apresentação com alguns possíveis investidores e amigos para falar sobre o produto.

 

8 – Durante uma aula, o professor montou grupos de trabalho e pediu que as pessoas se dirigissem às tarefas que elas mais gostam de executar. Você escolheu:

A – O grupo 1, que está responsável por estabelecer as metas a serem cumpridas e entender como cada ação irá contribuir com o resultado esperado.

B – O grupo 2, que ficará responsável pelas inovações do projeto e pensar fora da caixa.

C – O grupo 3, que formará o comitê que priorizará as tarefas a serem realizadas e gerenciará o projeto como um todo.

 

9 – Você se imagina trabalhando em áreas que exijam:

A – Muita criatividade e possibilidade de mudar processos e rotina.

B – Uma boa comunicação e interagir com pessoas o tempo todo.

C – Interagir com clientes internos e externos, atuando em áreas de apoio.

 

10 – Para que você se sinta satisfeito ao realizar uma tarefa é necessário que:

A – Seja uma tarefa coletiva, na qual  um pode apoiar o outro, trocando informações e obtendo resultados em conjunto.

B – Seja uma tarefa cujos objetivos a serem atingidos esteja muito claro e você consiga mensurá-los ao final de sua realização.

C – Seja uma tarefa em que você possa tomar decisões e tenha autonomia.

 

Marque com um X qual foi a sua resposta em cada uma das questões e descubra quais foram as competências que você mais pontuou:

Foco no Resultado 1 B 4 C 6 A 8 A 10 B
Trabalho em Equipe 2 B 3 B 5 B 7 A 10 A
Foco no Cliente 1 C 3 A 6 B 7 B 9 C
Comunicação 3 C 4 B 5 C 7 C 9 B
Liderança 2 A 4 A 6 C 8 C 10 C
Criatividade/ Inovação 1 A 3 C 5 A 8 B 9 A

 

Agora, por meio da pontuação atingida por você, identifique as empresas que mais se enquadram em suas preferências, por valorizarem:

 

Foco no Resultado

Para essas empresas todos os esforços devem ser concentrados em prol do atingimento de um resultado. Nada é feito sem um propósito ou uma meta bem definida.

Trabalho em Equipe

O lema dessas empresas é “unidos venceremos”. Você terá muita oportunidade de trabalhar em equipe, compartilhar projetos e experiências. Em algumas oportunidades, a prática do Job Rotation, faz parte do dia a dia dos colaboradores.

Foco no Cliente

Aqui o cliente tem sempre a razão ou, quando não tem, ele é ouvido. Focar nas necessidades do cliente e trabalhar para superar suas expectativas é uma prática constante. Nessas empresas ações como pesquisa de satisfação, tendências de mercado e práticas do consumidor fazem parte do cotidiano.

Comunicação

Trabalhar em uma empresa que prioriza a comunicação é estar certo que você irá interagir com muitas pessoas durante o dia, participar de reuniões, fóruns e se relacionar com boa parte da empresa. Em algumas oportunidades, a prática do Job Rotation faz parte do dia a dia dos colaboradores.

Liderança

Nessa empresa você não pode esperar as coisas acontecerem. É o tipo de ambiente em que você deve tomar decisões, mobilizar as pessoas e ser protagonista. Você terá oportunidades somente se correr atrás, não pode ficar esperando as coisas acontecerem.

Criatividade / Inovação

Nessa empresa o lema é “Pensar fora da caixa”. Aqui você terá que fazer mais com menos, terá oportunidade de fazer diferente, desenvolver novos projetos e repensar processos já instaurados. Normalmente é uma empresa mais flexível, que possui práticas diferenciadas do Mercado.

 

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