Teste para universitários: qual seu perfil corporativo?

A Across desenvolveu um teste para que os universitários avaliem qual o ambiente corporativo que mais se encaixa ao seu perfil profissional e pessoal. Qual a cultura empresarial que mais se adapta às suas expectativas?

Serão apresentadas 10 situações do dia a dia de uma organização e você deverá selecionar a alternativa que mais se assemelha com a sua decisão. Não existem respostas certas ou erradas, o importante será identificar a sua postura diante de cada situação.

Para um resultado fiel, é importante escolher as alternativas que mais tenham a ver com você, para que se obtenha o melhor resultado.  No final do questionário você encontra uma tabela para contabilizar sua pontuação e chegar ao perfil da empresa que mais se enquadra com suas preferências, por meio dos pontos que você valoriza dentro dos seguintes temas: Foco no Resultado, Trabalho em Equipe, Foco no Cliente, Comunicação, Liderança, e Criatividade / Inovação.

 

1 – Seu grupo na faculdade ficou responsável por desenvolver um projeto cujo objetivo é angariar fundos para uma ONG. Nesse caso você:

A – Coloca a sua criatividade em prática e pensa quais inovações são necessárias para que o projeto contemple ações que ninguém tenha pensado, afinal, seu maior objetivo é fazer algo diferente e surpreender a todos.

B – Analisar o projeto com cautela e identificar quais ações serão exigidas do grupo para que os resultados sejam alcançados, afinal, você quer que todos os objetivos do projeto sejam atingidos.

C – Entender como esse projeto irá ajudar os beneficiários da ONG, quais são as necessidades deles e quais são as ações mais urgentes a serem realizadas e que mudaria a vida de cada um, afinal, o mais importante é que arrecadar o valor necessário para ajudá-los.

 

2 – Como você preferiria ser reconhecido pelos seus colegas de trabalho?

A – O líder, a pessoa que toma decisão e tem uma postura ativa.

B – O colaborativo, a pessoa que trabalha muito bem em equipe.

C – O comunicador, a pessoa que sabe se comunicar de uma forma objetiva e clara.

 

3 – Seu melhor amigo está fazendo aniversário e, após 10 anos de amizade, sua preocupação é?

A – Comprar o presente que ele já falou que iria gostar de ganhar, assim, você atende as expectativas dele.

B – Pedir ajuda para outro amigo que vocês têm em comum, como duas cabeças pensam melhor do que uma, ele pode sugerir o presente ideal.

C – Pesquisar na internet algo bem criativo para presenteá-lo, pois não quer dar nada que ele possa comprar em qualquer lugar.

 

4- O trabalho final do semestre deverá ter uma apresentação em grupo para os coordenadores do seu curso. Nesse caso você:

A – Se torna líder do grupo e cuida da divisão das tarefas e do papel que cada um deve ter para o desenvolvimento do trabalho.

B – Já é escalado pelo grupo a ficar responsável pela maior parte das falas na apresentação, pois você se comunica muito bem.

C – Se concentra com os objetivos desse trabalho, buscando as referências que vão ajudá-los a atingir o resultado da entrega.

 

5 – Você foi convidado a participar do grupo de organizadores da festa anual da faculdade. Esse convite se deu, pois você:

A- Sempre tem ideias criativas e isso ajudará com a escolha do tema e itens da festa.

B- Trabalha bem em equipe e ajudará com todas as tarefas a serem realizadas, apoiando sempre o grupo.

C- Vai divulgar a festa na rádio da escola, nos grupos de alunos e até nas salas dos professores.

 

6 – Você resolveu se unir a um grupo de amigos para que juntos possam desenvolver um projeto de cunho social. Sua ação no projeto é:

A – Definir o objetivo do projeto e priorizar as ações que devem ser realizadas.

B – Identificar qual deve ser o público-alvo desse projeto, para entender quem mais precisa de ajuda.

C – Mobilizar mais pessoas para participarem do projeto.

 

7 – Se você fosse criar algum novo produto, qual seria sua ação?

A – Convidar alguns colegas para criarem esse novo produto em parceria com você.

B – Entender as necessidades dos consumidores e clientes e pensar em um produto que as superasse.

C – Marcar uma apresentação com alguns possíveis investidores e amigos para falar sobre o produto.

 

8 – Durante uma aula, o professor montou grupos de trabalho e pediu que as pessoas se dirigissem às tarefas que elas mais gostam de executar. Você escolheu:

A – O grupo 1, que está responsável por estabelecer as metas a serem cumpridas e entender como cada ação irá contribuir com o resultado esperado.

B – O grupo 2, que ficará responsável pelas inovações do projeto e pensar fora da caixa.

C – O grupo 3, que formará o comitê que priorizará as tarefas a serem realizadas e gerenciará o projeto como um todo.

 

9 – Você se imagina trabalhando em áreas que exijam:

A – Muita criatividade e possibilidade de mudar processos e rotina.

B – Uma boa comunicação e interagir com pessoas o tempo todo.

C – Interagir com clientes internos e externos, atuando em áreas de apoio.

 

10 – Para que você se sinta satisfeito ao realizar uma tarefa é necessário que:

A – Seja uma tarefa coletiva, na qual  um pode apoiar o outro, trocando informações e obtendo resultados em conjunto.

B – Seja uma tarefa cujos objetivos a serem atingidos esteja muito claro e você consiga mensurá-los ao final de sua realização.

C – Seja uma tarefa em que você possa tomar decisões e tenha autonomia.

 

Marque com um X qual foi a sua resposta em cada uma das questões e descubra quais foram as competências que você mais pontuou:

Foco no Resultado 1 B 4 C 6 A 8 A 10 B
Trabalho em Equipe 2 B 3 B 5 B 7 A 10 A
Foco no Cliente 1 C 3 A 6 B 7 B 9 C
Comunicação 3 C 4 B 5 C 7 C 9 B
Liderança 2 A 4 A 6 C 8 C 10 C
Criatividade/ Inovação 1 A 3 C 5 A 8 B 9 A

 

Agora, por meio da pontuação atingida por você, identifique as empresas que mais se enquadram em suas preferências, por valorizarem:

 

Foco no Resultado

Para essas empresas todos os esforços devem ser concentrados em prol do atingimento de um resultado. Nada é feito sem um propósito ou uma meta bem definida.

Trabalho em Equipe

O lema dessas empresas é “unidos venceremos”. Você terá muita oportunidade de trabalhar em equipe, compartilhar projetos e experiências. Em algumas oportunidades, a prática do Job Rotation, faz parte do dia a dia dos colaboradores.

Foco no Cliente

Aqui o cliente tem sempre a razão ou, quando não tem, ele é ouvido. Focar nas necessidades do cliente e trabalhar para superar suas expectativas é uma prática constante. Nessas empresas ações como pesquisa de satisfação, tendências de mercado e práticas do consumidor fazem parte do cotidiano.

Comunicação

Trabalhar em uma empresa que prioriza a comunicação é estar certo que você irá interagir com muitas pessoas durante o dia, participar de reuniões, fóruns e se relacionar com boa parte da empresa. Em algumas oportunidades, a prática do Job Rotation faz parte do dia a dia dos colaboradores.

Liderança

Nessa empresa você não pode esperar as coisas acontecerem. É o tipo de ambiente em que você deve tomar decisões, mobilizar as pessoas e ser protagonista. Você terá oportunidades somente se correr atrás, não pode ficar esperando as coisas acontecerem.

Criatividade / Inovação

Nessa empresa o lema é “Pensar fora da caixa”. Aqui você terá que fazer mais com menos, terá oportunidade de fazer diferente, desenvolver novos projetos e repensar processos já instaurados. Normalmente é uma empresa mais flexível, que possui práticas diferenciadas do Mercado.

 

One thought on “Teste para universitários: qual seu perfil corporativo?

  • 30 de junho de 2017 at 06:43
    Permalink

    Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So good to search out any person with some original ideas on this subject. realy thank you for beginning this up. this website is something that’s needed on the internet, someone with a bit originality. useful job for bringing something new to the web!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up