Dicas para a saúde bucal dos pets

É comum a falta de higienização dos dentes de cães e por isso, a doença periodental é um dos problemas mais recorrentes da prática veterinária. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), oito a cada dez cães apresentam infecções na gengiva e, de acordo com a American Veterinary Dental Society (AVDS), cerca de 80% dos pets precisam de tratamentos dentários após os quatro anos de idade.

A veterinária Fabiana Zerbini, da Virbac do Brasil, explica que normalmente os proprietários dos pets deixam de fazer a higiene oral por falta de tempo. Atualmente, temos disponível no mercado, produtos extremamente palatáveis que facilitam o cuidado com a saúde oral dos pets.

O que pode acontecer com a falta de higienização?
Por conta das bactérias formadoras do tártaro, os animais apresentam mau hálito, doença periodontal e podem até perder os dentes. Além disso, o tártaro, em contato com a gengiva, pode provocar inflamações e sangramentos. As bactérias da boca caem na corrente sanguínea, podendo causar doenças em outros orgãos como rins, coração, fígado e pulmões.

Como escovar os dentes dos cães?
– Consulte um veterinário
Antes de iniciar os cuidados com a saúde oral, é importante consultar um especialista. Ele vai examinar seu cão e sugerir o melhor programa para manter a boca do seu cão sempre saudável.
– A prática leva à perfeição
O cão precisa se acostumar com a escovação, portanto, o dono tem que ter paciência e deve falar palavras de incentivo, dar carinho e agrados para o pet se sentir à vontade e colaborar com a ação.
– Quanto mais cedo, melhor
A partir dos dois meses, deve-se cuidar da saúde bucal do pet mesmo com os dentes de leite, assim ele já se acostumará ao longo do crescimento.
– As escovas de dente precisam ser especiais
Para evitar danos nas gengivas do pet, o ideal é usar uma escova apropriada ou uma dedeira. O veterinário pode indicar a escova mais adequada para seu cão.
– Use somente pasta especifica para eles
Não pode, de maneira alguma, utilizar as pastas dentárias dos donos, pois elas contém muito flúor e sabão, o que pode prejudicar a saúde dos cães. Procure uma pasta de uso veterinário. Existem também algumas opções com sabor para estimular a escovação.
– Recompensa é sempre bem vinda
Brinque ou leve-o para passear depois de uma escovação realizada com sucesso.
– Escovações regulares são melhores que nada
Caso não consiga manter a escovação todos os dias, é indicado pelo menos três vezes por semana. Nesse caso, utilize outras formas de limpeza dental.
Cao_sorrindo
Quais os outros métodos para manter a higiene oral além da escovação?
– Opte por produtos palatáveis e de fácil administração
Existem no mercado produtos como tiras e comprimidos mastigáveis que eliminam o mau hálito e ajudam no controle da placa. Os donos também podem optar por enxágues bucais que podem ser diluídos e adicionados à água dos cães.
– Alimentação conta também
Alimente-o somente com rações de qualidade e ofereça brinquedos que ajudam a limpar os dentes, como os ossinhos e bolinhas de borracha.

Como escolher os produtos ideais?
– Peça indicações
O veterinário recomendará os produtos indicados para os problemas do cão.
– Opções Virbac do Brasil
A marca é líder mundial em odontologia veterinária e possui uma linha completa de saúde oral: Veggie® Dent – tiras mastigáveis que auxilia na limpeza dos dentes dos cães -, Aquadent® – enxaguante bucal -, a Pasta C.E.T.® – pasta dental com a exclusiva tecnologia C.E.T, combinação de enzimas que reforçam o mecanismo natural de defesa da boa, inibindo o crescimento de bactérias produtoras da placa e neutralizando os ácidos por elas produzidos-, Cooldent®, comprimido mastigável que elimina o mau hálito dos cães e Spiraphar® 10 – antimicrobiano indicado no tratamento de infecções bucodentárias, gástricas e intestinais de cães e gatos.

One thought on “Dicas para a saúde bucal dos pets

  • 30 de junho de 2017 at 06:36
    Permalink

    We’re a gaggle of volunteers and starting a new scheme in our community. Your web site provided us with valuable info to work on. You’ve performed an impressive activity and our entire neighborhood will likely be thankful to you.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up